

Navegação do Evento
Recital em homenagem a Daniel Cunha no Salão Árabe do Palácio da Bolsa | 15 Set, 21h00
A Associação Comercial do Porto presta, pelo quarto ano consecutivo, tributo ao pianista Daniel Cunha (1982–2020), um promissor músico português, cuja carreira foi interrompida de forma prematura. O concerto realiza-se no próximo 15 de setembro, às 21 horas, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.
Com o apoio da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), o recital reúne no palco amigos e colegas do pianista gaiense, interpretando um programa que cruza a música erudita de origem portuguesa – de Vianna da Motta a Carlos Paredes – com obras universais de Beethoven, Franz Liszt, César Franck ou Isaac Albéniz.
Natural de Vila Nova de Gaia, Daniel Cunha iniciou-se no piano aos quatro anos, estudou no Conservatório Regional de Gaia e formou-se pela ESMAE, onde obteve a licenciatura com a mais elevada classificação. Prosseguiu estudos na Universidade do Kansas, concluindo mestrado e doutoramento, e foi um dos últimos discípulos de Sequeira Costa, um dos mais prestigiados pianistas portugueses do século XX.
O seu percurso artístico foi marcado por importantes distinções, como o Prémio Helena Sá e Costa e o reconhecimento no XVI Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. Atuou regularmente em Portugal, na Europa e nos Estados Unidos, tanto a solo como em música de câmara e com orquestra. Em paralelo, desenvolveu atividade docente em várias instituições.
Este recital constitui mais um momento de homenagem ao talento e legado artístico de Daniel Cunha, mantendo viva a sua memória através da expressão artística a que entregou. O evento tem entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia e limitada ao número de lugares disponíveis na sala. Pode reservar aqui o seu bilhete.
PROGRAMA
Despertar – Carlos Paredes
Vasco Cruz (guitarra portuguesa)
Paulo Ramos (guitarra clássica)
Valsa Caprichosa – Vianna da Motta
Rodrigo Noel (piano) – Prémio Daniel Cunha 2025
Canção Triste – Hernâni Torres
Canção Marinha – Berta Alves de Sousa
Margarida Reis (mezzo soprano)
Jaime Mota (piano)
Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op. 92: II. Allegretto – Beethoven/Liszt
Paulo Oliveira (piano)
Evocation – Isaac Albéniz
Sofia Lourenço (piano)
Balada Op.16 – Vianna da Motta –
David Nunes (piano) – (Prémio Daniel Cunha 2025
Sonata em Lá maior – I. Allegretto ben moderato – César Franck
António Pereira (violeta) e Lígia Madeira (piano)
Boa Nova – Cristina Henriques
Cristina Barbosa (piano)

