Navegação do Evento
Concerto de Tributo ao pianista Daniel Cunha no Palácio da Bolsa – 15 de setembro, 21h30
O jovem pianista Daniel Cunha, prematuramente desaparecido aos 37 anos, será recordado no próximo dia 15 de setembro, num concerto de homenagem que terá lugar no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.
Natural de Vila Nova de Gaia, onde nasceu em 1982, Daniel Cunha iniciou os estudos de piano com apenas quatro anos na Associação Gambozinos, prosseguindo-os com Norma Silvestre. Em 2000, concluiu o Curso Complementar de Piano com 20 valores, no Conservatório Regional de Gaia, na classe de Luís Filipe Sá, cumprindo, em 2004, a Licenciatura em Piano na ESMAE, na classe do mesmo professor e com a mais elevada classificação.
Mestre em Música e Doutor em Artes Musicais com Especialização em Piano pela Universidade do Kansas (2006 e 2011), Daniel Cunha foi um dos últimos discípulos de Sequeira Costa, um dos mais prestigiados pianistas portugueses do século XX.
Reconhecido pelo seu talento, desde jovem foi distinguido em diversos concursos nacionais, com destaque para o Prémio Helena Sá e Costa, assim como o reconhecimento no XVI Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta.
Daniel Cunha apresentou-se com regularidade em salas e festivais de reconhecida relevância cultural em Portugal, nos EUA e na Europa, tanto a solo como em música de câmara e com orquestra. Prosseguiu também um trajeto como professor, no mestrado do Instituto Piaget, em Viseu, na Academia de Música de Espinho, na Escola de Música Guilhermina Suggia e no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Em 2020, viria a falecer precocemente.
O programa que será apresentado no Salão Árabe reúne oito intérpretes, entre os quais Luís Filipe Sá, antigo professor de Daniel Cunha. O evento é de entrada livre, mas sujeita a reserva antecipada e limitada ao número de lugares disponíveis na sala. As reservas podem ser efetuadas através do número 223 399 063.
PROGRAMA
(Duração 1h30m)
Aida Sigharian Asl e Olga Amaro
Vianna da Motta – “Erinnerungen”
No.3 Geburtstag (Le jeur de naissance)
Samuel Barber – “Souvenirs” op. 28
II Schottische
III Pas de deux
V Hesitation-Tango
Aida Sigharian Asl
Frédéric Chopin
Noturno op. 27 nº 1
Artur Pereira
Luíz Costa – Poemas do monte op. 3
Ao romper d’alva em dia de festa…
Campanários
Cristina Barbosa
Astor Piazzolla
Milonga del Angel
Luís Duarte
Frédéric Chopin
Noturno op. 62 nº 1
Luís Filipe Sá
Robert Schumann – Estudos Sinfónicos op. 13
Variação IX
Variações Póstumas I, II, IV e V (supl. op. 13)
Manuel Araújo e Cristina Barbosa
Maurice Ravel
Pavane pour une infante défunte
Manuel Araújo
Wagner – Liszt
Isolde´s Liebestod
Paulo Oliveira
Pedro Blanco
Berceuse
Artur Napoleão
Romance